Quarta, 05 de janeiro de 2011, 08h04

Comércio: dados consolidados confirmam alta

Os números das entidades empresariais estão praticamente consolidados e apontam para um crescimento de 14,8% nas vendas globalizadas do comércio mato-grossense em 2010, que levam em conta todos os segmentos do varejo, incluindo os veículos e bens duráveis de uma forma geral. O resultado está entre os dois melhores da década, segundo avaliação dos empresários.

“Não há como esconder. O comércio vive um momento muito especial com os resultados alcançados no ano. Dezembro foi um mês excepcional e 2010 ficou acima das nossas expectativas”, avalia o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Paulo Gasparoto. Segundo ele, o varejo deverá confirmar crescimento de 10% no ano.

Bens duráveis, móveis, eletrodomésticos, automóveis e materiais de construção, segmentos beneficiados com a suspensão e a isenção parcial de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), foram os segmentos que mais cresceram no ano passado. “Foi um grande ano para o comércio, não temos do que reclamar. Acho que 2009 e 2010 foram os melhores da década”, afirma Gasparoto, lembrando que o dólar na casa de R$ 1,70 puxou principalmente o consumo de importados.

“2010 foi um ano em que as empresas mato-grossenses se capitalizaram, tiveram sustentabilidade nos seus negócios e estão preparadas para 2011. Aliás, o ano começou bem para todo mundo e temos previsão de um crescimento estável em nossa economia, acima do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, em torno de 6% a 7%. Vamos continuar crescendo bem acima da média brasileira inclusive em empregabilidade”, lembra o presidente da CDL.

Ele diz que o comércio foi favorecido pela estabilidade econômica, queda das taxas de juros, facilidades de crédito e recuperação do poder aquisitivo da população. “O nível de emprego também contribuiu para que tivéssemos maior consumo e um comércio mais forte em 2010”, disse ele.

GRANDE CUIABÁ – Na Grande Cuiabá, o segmento do varejo ainda está comemorando os resultados das vendas em dezembro. “Pelo levantamento preliminar da Confederação Nacional do Comércio, podemos adiantar que o crescimento do segmento de tecidos, calçados, confecções e armarinhos ficará em 14,90% em Cuiabá e Várzea Grande”, revela o presidente do Sindicato Intermunicipal de Tecidos, Confecções e Armarinhos, Roberto Peron. No Estado, ele estima que a média será de 12%.

Ele informou que as cidades de Primavera do Leste, Sorriso, Sinop e Tangará da Serra, que possuem comércio forte, já confirmaram este índice de crescimento.

“2010 foi um ano muito positivo para o comércio e está entre os dois melhores da década”, analisa Peron, apontando os segmentos de veículos, materiais de construção e eletroeletrônicos como os mais bem sucedidos no ano. “Notamos também uma forte recuperação na venda de tecidos, confecções e armarinhos”.

Para Roberto Peron, 2010 foi um ano que serviu também para consolidar a economia do Estado. “O comércio ficou mais fortalecido, o mesmo ocorrendo com a indústria, que deu provas de que os investimentos que vieram para Mato Grosso, via incentivos fiscais, estão dando o retorno esperado para a sociedade, por meio da geração de emprego e renda. Tudo isso mostra que o Estado está pronto para ingressar em um novo ciclo de crescimento. O que foi plantado está sendo colhido agora em forma de riquezas, renda e empregos”.

Peron acredita que até 2014, ano da Copa do Mundo, Mato Grosso passará por uma grande expansão em função das novas plantas que estão chegando ao Estado.Veja esta e outras notícias no www.diariodecuiaba.com.br