whatsapp
Notícias /
Quarta, 09 de março de 2011, 15h50
| Tamanho do texto A- A+

Comércio eletrônico é campeão de queixas em 2010

Na medida em que mais brasileiros aderem ao comércio eletrônico, crescem os problemas relacionados ao setor, segundo constatação da Proteste – Associação de Consumidores.

 

De acordo com levantamento da entidade, as compras on-line foram as campeãs de queixas na Associação no ano passado, apresentando o maior crescimento dentre os assuntos mais reclamados entre 2009 e 2010.

 

Atraso ou erro na entrega, descumprimento de oferta, golpes com não envio do produto ou mercadoria com defeito, falta de informações claras, empecilhos ao direito de arrependimento, dificuldade em identificar o fornecedor e falta de canais e contato foram os principais problemas relacionados ao assunto enfrentados pelo consumidor.

 

“As empresas não se estruturam adequadamente para dar conta da demanda. O que poderia ser facilidade e comodidade se transformou em dor de cabeça para o crescente volume de consumidores virtuais”, diz a Associação.

 

Mais reclamadas -  Segundo a Proteste, entre 2009 e 2010, as reclamações referentes às compras on-line cresceram 15 pontos percentuais, passando de 15% para 30% do total de reclamações.

 

Abaixo, os assuntos mais demandados pelos consumidores em 2010:

Mais reclamados 
Assunto
2010
2009
Compras na internet
30%
15%
Vício de produto
30%
26%
Cartão de crédito
9%
11%
Telefonia móvel
8%
12%
Compra e venda no estabelecimento
7%
5%
Internet banda larga
6%
9%
Leasing e financiamento
5%
5%
TV por assinatura
5%
5%
Telefonia fixa
4%
8%
Fonte: Proteste – Associação de Consumidores
 (InfoMoney)
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL