Comércio eletrônico é campeão de queixas em 2010
Na medida em que mais brasileiros aderem ao comércio eletrônico, crescem os problemas relacionados ao setor, segundo constatação da Proteste – Associação de Consumidores.
De acordo com levantamento da entidade, as compras on-line foram as campeãs de queixas na Associação no ano passado, apresentando o maior crescimento dentre os assuntos mais reclamados entre 2009 e 2010.
Atraso ou erro na entrega, descumprimento de oferta, golpes com não envio do produto ou mercadoria com defeito, falta de informações claras, empecilhos ao direito de arrependimento, dificuldade em identificar o fornecedor e falta de canais e contato foram os principais problemas relacionados ao assunto enfrentados pelo consumidor.
“As empresas não se estruturam adequadamente para dar conta da demanda. O que poderia ser facilidade e comodidade se transformou em dor de cabeça para o crescente volume de consumidores virtuais”, diz a Associação.
Mais reclamadas - Segundo a Proteste, entre 2009 e 2010, as reclamações referentes às compras on-line cresceram 15 pontos percentuais, passando de 15% para 30% do total de reclamações.
Abaixo, os assuntos mais demandados pelos consumidores em 2010:
Mais reclamados
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Assunto
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2010
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2009
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Compras na internet
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30%
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15%
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Vício de produto
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30%
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26%
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Cartão de crédito
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9%
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11%
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Telefonia móvel
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8%
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12%
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Compra e venda no estabelecimento
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7%
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5%
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Internet banda larga
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6%
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9%
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Leasing e financiamento
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5%
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5%
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TV por assinatura
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5%
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5%
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Telefonia fixa
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4%
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8%
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Fonte: Proteste – Associação de Consumidores
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