Terça, 21 de junho de 2011, 17h24

Comércio pode abrir no feriado

Na próxima quinta-feira, 23, será feriado de Corpus Christi. Para o comércio é ponto facultativo. Os comerciantes que assim desejar podem abrir, de acordo com a Convenção Coletiva acordada com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Cuiabá. “Para os funcionários, principalmente por que a maioria no Comércio tem agregada ao salário a comissão, é que estes têm um dia a mais de trabalho para faturar no mês”, coloca o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Nelson Soares.

Soares completa que de outro lado, os feriados estabelecem uma menor movimentação na grande maioria dos centros urbanos, mas influencia para aumentar o consumo em áreas de entretenimento e alimentação. Mesmo assim, de forma geral, funcionários públicos que não trabalham e outras pessoas que no cotidiano normal não têm como fazer compras, usam destes feriados para ir às lojas fazer compras com mais calma e tempo.  Tendo em conta esta tendência, o empresário precisa estar sempre de olho em estratégias para que o expediente nestes dias seja compensatório, pois os impostos e muitas das despesas mensais são fixas e um dia a menos de abertura da loja, sem dúvida, reduz o ganho. Somados todos os feriados do ano, a perda é mais significativa ainda. Já se começarmos a movimentar o comércio nestes dias, teremos outros ganhos”.

Por isso, estas datas dividem os lojistas. Alguns preferem não abrir em função do gasto que tem para funcionar no feriado e a baixa demanda. Para outros, o dia que antecede o feriado e o dia posterior faz compensar a abertura da loja, como é o caso da Riachuelo. Segundo Claudemir da Costa, gerente da Riachuelo, durante o feriado o movimento equivale a 50% de um dia de expediente normal. “Embora o movimento caia no dia do feriado, no dia anterior aumenta de 20 a 30%. O mesmo efeito é observado no dia seguinte à data em questão. Então fica na média”, esclarece. “Esta quinta-feira, a loja do centro vai funcionar das 9h às 17h”, esclarece.

Nos shoppings a frequência costuma aumentar durante os feriados. De acordo com José Júlio Cantino, superintendente do Shopping Três Américas, este incremento é de até 30%. O estabelecimento funciona com um horário diferenciado. “Com exceção ao Dia do Trabalho (quando as lojas não podem abrir e somente a praça de alimentação e os cinemas funcionam), nós abrimos tudo nos feriados”, ressalta o superintendente. A praça de alimentação começa a funcionar às 11h e fica aberta até as 22h. As lojas têm horário reduzido, abrindo das 14h às 20h.  “Nos feriados a alimentação e o lazer são os serviços mais procurados”, conta.

O superintendente da CDL explica que “os únicos feriados em que os comerciantes são obrigados a manter as portas fechadas são: 1º de janeiro (Ano Novo) ; Sexta–feira Santa; 1 de Maio (Dia do Trabalho); 2 de novembro (Dia de Finados) e 25 de dezembro (Natal)”. Nos outros é possível funcionar, conforme está previsto na Lei Municipal nº 5.165 de 2008 e acordo ano a ano com o Sindicato dos Empregados. (Assessoria de Imprensa: Honéia Vaz/Thalita Marques)