Copa da África incrementará vendas em 10%
Nesta entrevista, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL Cuiabá, José Alberto Vieira de Aguiar, faz algumas previsões sobre a Copa do Mundo da África e a de 2014, a ser realizada no Brasil e tendo como uma das sedes, Cuiabá. Para ele, já está faltando mão-de-obra técnica em alguns setores e o incremento no Comércio e serviços em torno do Turismo será muito positivo.
Jornal O Lojista - O comércio já fatura com a Copa deste ano na África?
José Alberto - A partir do momento que é lançado algum tema de nível mundial, como é este da Copa, automaticamente e quase inconscientemente as pessoas já começam a consumir itens que têm referência com o tema, isto se a pessoa gosta e simpatiza com futebol ou com a movimentação da Copa Mundial.Mas, qual o impacto deste fator regionalmente, não há como precisar. De forma geral, segundo experts de mercado, está previsto um aumento de 10% no consumo de produtos como bebida e comida; itens e brindes temáticos (camisetas, bolas, chaveiros, etc) e serviços a exemplo de canais de TV por assinatura, entre outros.
O.L - Qual a influência da copa de 2014 no cenário mercantil mato-grossense?
J.A - Já temos ouvido falar de interesses em investimentos em estruturas de hotéis. E empreendedores estão em movimento, sondando o que pode ser realizado para explorar comercialmente o que a Copa 2014 trará para Cuiabá e Mato Grosso. De início, acredito que a divulgação do roteiro das sedes da Copa no Brasil, já levou o nome de Mato Grosso para o mundo. O Estado já era internacionalmente conhecido pelos roteiros turísticos, produção agropecuária, entre outras características, e agora terá seu nome reforçado no cenário mundial principalmente em termos de turismo.
O.L - Qual a expectativa de faturamento - em valores absolutos e percentual (comparando com um ano normal)?
J.A - Não há como precisar. E temos que entender que alguns segmentos serão mais beneficiados neste sentido que outros. Mas, acreditamos que sendo aqui uma das sedes, teremos incrementos bem acima dos estimados 10% de crescimento em consumo de produtos relativos à Copa da África, afinal a Copa 2014 será realizada aqui, trazendo uma nova dinâmica e movimento comercial para a localidade. Um dado interessante é que um turista gasta em média 150 dólares por dia.
O.L - Há uma expectativa em relação à maior venda deste ou daquele produto?
J.A - Pela diversidade de pessoas que provavelmente virão assistir os jogos da Copa aqui em Cuiabá, ou mesmo turistas atraídos pelos nomes Cuiabá-Mato Grosso como roteiro turístico, todos os tipos de produtos terão demanda. Uma pessoa em viagem consome vários itens e serviços - dos básicos aos supérfluos. É claro que produtos com características regionais (para as famosas lembrancinhas e presentes que lembram o lugar onde se esteve) e aqueles que tiveram diferencial e qualidade maiores terão mais chances de chamar a atenção. Acredito, inclusive, que novas opções em termos de artesanato, produtos industrializados, camisetas, restaurantes e serviços temáticos deverão surgir em grande número, tendo como perspectiva a Copa de 2014.
O.L - Esse evento gera mais emprego neste período?
J.A - Todos os eventos que fazem com que um público em massa se desloque, promovem mais geração de emprego e renda. E isto não só na época do acontecimento do evento, como antecipadamente. Por exemplo, em termos de obras que são executadas para atender aos critérios do Comitê da Fifa e as necessárias para atender ao aumento da demanda, já antevemos imediato aumento no emprego de mão-de-obra. Especialistas colocam que a Copa nestes 4 anos de antecedência, vai abrir oportunidades nos setores de infra-estrutura, transportes, instalações, na construção, entre outros setores. Em Mato Grosso, já sentimos que no Setor de Construção Civil está faltando mão-de-obra. Um mestre de obra que ganhava em torno R$1.800,00 teve seu salário médio aumentado para R$ 3.000,00. E prevemos a falta de mão-de-obra capacitada para o setor hoteleiro, entre outros, o que, inclusive, fica como alerta à população de Mato Grosso – busquem se especializar e capacitar para atender à grande demanda que vem ou muitas empresas buscarão esta força de trabalho fora do Estado.
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