whatsapp
Notícias /
Sábado, 05 de março de 2011, 10h55
| Tamanho do texto A- A+

CUIABÁ: foliões encontram opções para comemorar o carnaval em diversos pontos

Já era final da tarde de ontem,4, e, numa rápida enquete com cerca de 12 pessoas, notou-se que boa parte ainda não sabia qual a programação para o Carnaval e nem tinham planejamento do que iria  fazer. Mas, bares, restaurantes e clubes, além de lojas que vendem ou oferecem serviços ligados ao Carnaval têm incremento de cerca de 20% no comparativo com um período normal.

 

As festas carnavalescas movimentam também o setor de viagens. A maioria que não ficou na terrinha, reservou pacotes já em janeiro, “pontuando um plus de 30% nas vendas de passagens nas agências da capital”, informa o presidente da CDL Cuiabá, Paulo Gasparoto.

 

Fato é que, programados ou de última hora, os foliões da capital mato-grossense compareceram e lotaram a Praça da Mandioca. Famílias tradicionais, jovens, visitantes em férias, carnavalescos de sempre dançaram no antigo estilo das marchinhas. “Eu adoro marchinhas e o carnaval aqui é sempre muito bom”, declarou Soraya Santos, dançando ao ritmo de Axé e muito feliz com a família ao lado.

 

Para hoje, 5, quem vai ficar em Cuiabá só vai permanecer em casa se quiser. Os foliões de plantão têm, na capital, opções que vão do carnaval de rua, com desfile de escolas de samba, encontros religiosos, a festas em barzinhos com música ao vivo e clubes.  Na rua, as respostas para a pergunta “e aí, onde vai ser o carnaval hoje?”. Para cerca de 20 pessoas, ainda é “não sei” ou “vou ver com a galera”.

 

De qualquer forma, na Praça da Mandioca, as atividades continuam, a partir das 20h, perfazendo uma noite animada pelas bandas Sonora Mato Grosso e Saca-Rolha, que além das marchinhas trará também sambas-enredo.

 

“O carnaval na Praça é feito pela comunidade local há anos”, diz o comerciante Mário César Carvalho, também Rei Momo do carnaval cuiabano. Ele explica que a festa só para na madrugada da quarta-feira, 9.

 

A bióloga Amanda Fernandes foi, pela primeira vez, no carnaval da Praça da Mandioca. “Eu não costumo sair no carnaval, mas esse ano eu acompanhei meu namorado e encontrar uns amigos”, afirma. Sua grande expectativa? “Ouvir boa música”, diz Amanda. Depois da agitação da Praça, a bióloga garante que seus dias de carnaval serão mais tranqüilos, em um acampamento na Chapada dos Guimarães.

 

Outro ponto tradicional de encontro em datas comemorativas é o Clube Círculo Militar, que costuma fazer matinês para crianças nesse período. A secretária do clube, Elizangela Teixeira, informou que este ano serão duas sessões, nos dias seis e oito (domingo e terça-feira), com início a partir das 16h, com banda ao vivo.

 

A auxiliar administrativa e mãe, Sheila Carvalho, diz que costuma passar os carnavais no município em que nasceu, Alto Paraguai, mas que tem ótimas referências da matinê do Círculo e, este ano, pretende levar os dois filhos; o mais velho com oito anos e o mais novo com um ano e meio. “O meu filho mais velho foi na matinê ano passado com uma amiga e adorou. Ele gosta mais da bagunça, porque dançar mesmo ele não dança”, comenta.

 

Na Morada do Ouro, o restaurante Pump Chopp Grill promove apresentações de bandas regionais que tocam samba, a partir das 21h30, até segunda-feira, dia 07. “Esse ano a programação ficou concentrada no samba. Já tentamos fazer baile de máscaras, mas não deu muito certo”, disse o gerente do restaurante, Fábio Monteiro. O Clube de Esquina, na Marechal Deodoro, Centro, também promete  um baile sem tréguas nem descanso para os foliões.

 

Destaque nas comemorações religiosas, o “Vinde e Vede” também é uma opção para aqueles que preferem atividades voltadas para a espiritualidade. A secretária executiva, Clara Faleiro, vai acompanhar a mãe, de 79 anos. “Nós vamos sempre ao encontro. Eles fazem apresentações de dança, com coreografias muito interessantes, paródias com marchinhas de carnaval... é muito animado. E também é um lugar onde eu encontro muitos amigos”, diz. O Vinde e Vede será realizado na Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), de cinco e oito de março.

 

O desfile dos blocos e escolas de samba deste ano será na Passarela Edivaldo Camargo, que fica na Avenida Beira Rio - Porto, nos dias seis, sete e oito, às 20h. As três escolas devem desfilar no último dia, ao lado dos blocos que venceram a competição no ano passado. Além disso, a prefeitura organiza comemorações carnavalescas nos bairros CPA II, Parque Cuiabá, Tijucal, Osmar Cabral, Planalto, Pedra 90, Jardim Florianópolis, Ribeirão do Lipa e os Distritos da Guia e Aguaçu, nos dias cinco, seis e sete de março, sempre às 22h. (Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá: Luana Soutos/Honéia Vaz)

 
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL