Terça, 24 de agosto de 2010, 09h43

Empresários apostam em MT

Na região do agreste pernambucano, liderada por Caruaru, as confecções são fortes. Desde pequenas casas onde se lê cartazes com "fazemos costuras" até grandes empresas, em tudo há a marca da potencialidade de malharia e jeans da região. Foi assim que Arnaldo Xavier, que trabalhava com a mãe, acabou se tornando diretor da Rota do Mar, uma marca de surfewear que emprega 400 funcionários diretos e 500 indiretos e produz a marca de 120 mil peças/mês.Com foco no público das classes C e D, na faixa dos 12 aos 30 anos, a empresa tem 14 anos. "Só posso me orgulhar de minha história e do trabalho que fazemos em equipe".

Já Hugo Arruda, proprietário das marcas Repertório e Pactual, sediadas em Santa Cruz do Capibaribe, PE, destaca que há muitas confecções que produzem em larga escala, mas que o foco de seu trabalho é o segmento de boutiques, para agradar um público mais exigente, com um produto diferenciado. "Buscamos em todo o país representantes que tenham a ver com a nossa identidade. E Mato Grosso é um dos locais que pretendemos apresentar um projeto desse modelo", afirma.

Rodada - A Rodada de Moda Pernambucana acontece sempre em duas edições, março e agosto. "Buscamos ao longo de 10 edições mudar o modelo de comercialização, antes os confeccionistas, eram pessoas muito simples e que tinham como foco apenas vendar em feiras, que, como todos sabem, não possuem a estrutura adequada. Não apenas em relação à conforto do comprador, mas também aos altos índices de inadimplência, já que nas feiras não há como consultar serviços de restrição ao crédito, como o SPC e Serasa", revela Anderson Porto, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic).