Quarta, 05 de janeiro de 2011, 08h09

Empresas ampliam frota de olho na Copa

De olho no aumento da demanda prevista nos próximos anos por conta da realização da Copa do Mundo de 2014, empresas da Grande Cuiabá projetam expandir seus investimentos e ampliar sua frota de veículos em até 100%. A expectativa é de que a frota chegue a 6 mil veículos nos próximos três anos, suficientes para atender à demanda durante o evento que terá Cuiabá como uma das subsedes dos jogos.

Seja para atender empresas, profissionais liberais ou mesmo o turismo empresarial, o serviço de locação neste setor é um dos que mais cresceu nos últimos anos, na Grande Cuiabá. Basta ver os números: em 2005, Cuiabá e Várzea Grande contavam com cerca de 20 locadoras. Atualmente são mais de 50, crescimento de 150% em um período de cinco anos. Para 2014, já se fala em cerca de 70 locadoras.

“Nem mesmo a crise financeira mundial, em 2009, abalou o mercado de locação, que continua firme e com tendência de crescer mais nos próximos anos”, analisa o promotor de vendas Mauro Barbosa, lembrando que Cuiabá tem um diferencial em relação a outras Capitais: preços baixos e frota mais conservada.

Reinaldo Camacho, proprietário da franquia Express Rent a Car, com seis anos de atuação no mercado regional, prevê crescimento de 15% ao ano até à Copa. Por conta deste incremento, ele espera dobrar a quantidade de veículos nos próximos anos. Atualmente, são 150 veículos para atender todo o Estado.

Além de ampliar a frota, a Express está preocupada também com a qualidade do atendimento aos clientes. “Estamos prevendo uma grande melhoria nesta área e desde agora estamos nos preparando com cursos de qualificação aos nossos funcionários para oferecermos um atendimento cada vez melhor”, conta Camacho.

Álvaro Henrique Rose, gerente regional da Avis Rent a Car de Cuiabá, também está ‘antenado’ com a nova realidade que o mercado de locação de veículos está vivendo com a expectativa da Copa 2014. “A nossa equipe já entrou em campo e se prepara para atender à demanda de visitantes durante o período da Copa com serviços de qualidade”, afirma Álvaro.

A franquia local projeta um crescimento anual de 12% e, durante o período da Copa, 17%. “A nossa frota vai acompanhar este ritmo de crescimento e dar a resposta necessária ao mercado”. A Avis contabiliza hoje 160 veículos para locação.

COPA 2014 – O movimento de expansão da frota e do aumento no número de locadoras de veículos na Grande Cuiabá vem acompanhado de um questionamento por parte das empresas que já estão no mercado: “Será que este crescimento terá resposta na mesma proporção após a Copa do Mundo?”. Para Álvaro Henrique, da Avis, o mercado vem recebendo um grande número de locadoras, “mas até agora ainda não sentimos um aumento da demanda correspondente”. Segundo ele, os preços da locação também caíram em função do aumento da concorrência e a preocupação “é em relação ao futuro dessas empresas após o término da Copa”.

O dono da Express, Reinaldo Camacho, tem a mesma opinião: “Estamos nos preparando para crescer com sustentabilidade, pois não queremos fechar as portas depois da Copa”. Ele diz que está vendo o setor crescer acima da média. “A minha preocupação é se haverá mercado para comportar tantas empresas. Precisamos esperar para ver se será tudo aquilo que estão prevendo”, pondera.

Com cerca de 50 empresas atuando no ramo em Cuiabá e Várzea Grande, o setor de locação de veículos tem no turismo de negócio seu principal foco de atuação, já que as empresas fecham contratos de locação por períodos mais longos e também com frotas maiores. O preço da locação varia de empresa para empresa e depende da marca, do modelo e dos opcionais dos veículos oferecidos pelas locadoras. Veja esta e outras notícias no www.diariodecuiaba.com.br