whatsapp
Notícias /
Quinta, 13 de agosto de 2020, 14h43
| Tamanho do texto A- A+

Grupo realiza 2° Semana do Patrimônio Histórico em Cuiabá



Assessoria de Imprensa
CDL Cuiabá

Com objetivo de celebrar o Dia Nacional do Centro Histórico, comemorado em 17 de agosto e chamar atenção acerca do abandono do Centro Histórico de Cuiabá, acontece de 17 a 20 de agosto a 2° Semana do Patrimônio Histórico.

O evento é organizado pelo grupo “Amigos do Centro Histórico de Cuiabá - (ACHC)”, e visa chamar a atenção da população cuiabana para a região que possui um valor incalculável para a História mato-grossense e brasileira.

As belezas das ruas e casarões do Centro-Histórico guardam varias histórias preciosas e muitas memórias de varias épocas de Cuiabá e Mato Grosso. A primeira Igreja do Bom Jesus e de São Benedito, as primeiras construções residenciais que se estabeleceram no entorno da igreja matriz, hoje praça da República.

Em função do momento atual, em que o mundo enfrenta uma pandemia, o grupo organizaou uma programação totalmente on-line, onde serão realizadas inúmeras lives com profissionais renomados e que entendem da área.

“As palestras procuram despertar o sentimento das identidades regionais e alertar sobre os cuidados necessários para com a nossa cultura e o nosso patrimônio, tanto material e imaterial não se percam. Nós queremos despertar esse sentimento na sociedade, tanto nas pessoas que moram no local quanto nos líderes políticos e governantes. Todo o trabalho do grupo Amigos do Centro-Histórico está voltado para isso, para chamar a atenção sobre as nossas memórias e a preservação do nosso patrimônio histórico”, afirmou a coordenadora do grupo, Maria Cândida.

A organização do evento conta com diversos parceiros e apoiadores, entre eles, a CDL Cuiabá, UFMT, IPHAN, FCDL MT, FACMAT, Associação Comercial de Cuiabá, AUU FECOMERCIO MT, SINCOTEC e SINCALCO.


PROGRAMAÇÃO - 2° Semana do Patrimônio Histórico

LIVE no Instagram: AMIGOS DO CENTRO HISTORICO DE CUIABÁ.
Tema: Políticas Públicas para o Patrimônio Histórico de Cuiabá. Horário: 20 Hs Data: De 17 a 20 de Agosto.

Dia 17/08:
Situação do patrimônio tombado pelo IPHAN na área central de Cuiabá.
Maria Bárbara Guimarães - Pesquisadora de Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural Diversidade Cultural e Educação Patrimonial
Prof. Dra. Thereza Mharta Borges Presotti - UFMT
Mediador: Carlos Pina – Arquiteto, artista visual e urban Sketcher

Dia 18/08:
Políticas Públicas
Francisco Vuolo - Secretário de Cultura do Município de Cuiaba Projeto de Rebaixamento da Fiação para o Centro Histórico Convidada : Energisa(a confirmar)
Mediadora: Maria Cândida Camargo -Empresarial

Dia 19/08:
Plano de Gestão do Patrimônio Histórico
Jandira Maria Pedrolo – AAU-MT – Arquiteta e Urbanística
Luciana Mascaro -Professora do Depto de arquitetura e Urbanismo - UFMT - coordenadora do Plano de Gestão para o CH de Cuiabá
Mediadora: Flávia Nascimento- Arquiteta e Urbanista, Especialista em Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento Regional

Dia 20/08:
Situação do PAC- Cidades Históricas e outras políticas de preservação e fiscalização do IPHAN / CUIABÁ
José Piccolli Neto - Superintendente do IPHAN
IPTU PROGRESSIVO
Marcus Antonio de Souza Brito-Procuradoria Geral do Municipal de Cuiabá.

Mediador: Suelme Fernandes – Mestre em História 

 

 
 
 
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL