Quinta, 25 de novembro de 2010, 11h54

INSS faz pagamento do 13º

Aposentados e pensionistas de Mato Grosso começam a receber a partir de hoje (24) a segunda parcela do 13º salário. O pagamento deverá injetar R$ 70,396 milhões na economia local, quase R$ 4 milhões a mais do que foi pago na primeira parcela, em novembro. O valor repassado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) vai beneficiar aproximadamente 295 mil pessoas. O valor pago aos mato-grossenses representam 0,75% da folha do INSS nacional.

Ao todo, a gratificação referente a um doze avos do salário de cada mês dos aposentados e pensionistas do INSS vai ser de R$ 137,132 milhões. O destino do dinheiro difere, de acordo com a necessidade de cada trabalhador. Os irmãos José Alves Coelho, 67, e Letízia Alves de Jesus, 61, vão aproveitar o salário para viajar e visitar a irmã em Ribeirão Preto (SP). "Juntamos a primeira parcela com a segunda que está por vir para viajar", conta dona Letízia ao comentar que há 2 anos não consegue ver a irmã. Diferente de José Alves que viaja sempre. "Sempre que posso aproveito para sair, senão a gente fica só pagando conta. Este dinheiro vai ser para passar o Natal com a família no interior de São Paulo".

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) espera que 60% do montante seja destinado ao saldo de dívidas, 30% às compras de Natal e 10% sejam utilizados no pagamento de débitos de início de ano, como matrículas, e impostos de veículos e imóveis. De acordo com o presidente, José Alberto Aguiar, a instituição nota que a partir de outubro começa a diminuir o número de cadastros no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) visando a tomada de crédito. Um levantamento da CDL Cuiabá mostra que a previsão está acertada. O presidente diz que este ano a liquidação das dívidas iniciou um mês antes. "Já em setembro notamos redução. Caiu o índice de inadimplentes no acumulado até setembro de 2010 comparado com igual período de 2009", afirma ao comentar que os registros reduziram 8,53% e 18,5% em valores. Quanto às consultas ao SPC, a CDL registrou no final de 2009 um incremento geral de 6% no número de verificações, Em alguns segmentos o crescimento chegou a 15% com relação ao mesmo período de 2008.

O vice-presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), Hermes Martins, explica que para o comércio o pagamento do 13º aos aposentados e pensionistas é representativo, visto que muitos aproveitam o dinheiro para as compras de Natal. "É um dinheiro a mais que circula no comércio. Além disso, parte é usada para o pagamento de débitos e assim liberação de mais crédito". Para facilitar o pagamento dos atrasados, Martins diz que muitos lojistas parcelam e dão descontos. O aposentado Luiz Carlos França, 67, é um dos que vai fomentar o comércio. Construindo a primeira casa própria, ele vai utilizar o abono para compra de material para construção. "Vou gastar tudo com minha casa nova". Em Mato Grosso, o 13º de todos os trabalhadores deve movimentar R$ 1,2 bilhão, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (Dieese).

Brasil - O INSS paga a partir de hoje a segunda parcela do 13º salário também no país. Serão R$ 9,269 bilhões, somando um total de R$ 18,278 bilhões, incluindo as duas parcelas do abono. O valor vem com o desconto referente à contribuição do Imposto de Renda.