Quarta, 24 de novembro de 2010, 09h19

IPTU: você vai pagar este aumento? Assine contra o aumento!

Hoje, 25, pela segunda vez consecutiva, o prefeito Chico Galindo desmarca a reunião combinada por ele mesmo, no último dia 12, com 14 entidades de representação empresarial e outras de diversos âmbitos sociais, para tratar do aumento de IPTU. Os percentuais de aumento variam entre 101% e 230%.

O vice-presidente da CDL Cuiabá, Paulo Gasparoto, explica que o prefeito está demonstrando descaso e desinteresse em dialogar com a classe empresarial, representantes de bairros e de outros grupos da sociedade. “Inclusive a idéia é que nesta reunião estivessem também presidentes de bairros, além das já citadas, organizações, dada a constatação de que o ônus será de toda a sociedade e esta não concorda com o aumento”. Pelas contas, apenas 25.961 imóveis estão totalmente isentos do IPTU, conforme a nova Lei. “Os demais proprietários de imóveis e pessoas que moram ou têm suas empresas em imóvel locado, pagarão o alto preço estabelecido”, lembra Gasparoto.

O líder empresarial conclui que o prefeito está desmerecendo a opinião da sociedade, já que nem discutiu a nova base de cálculo apresentando sua proposta à discussão popular, nem enviou o projeto de lei à Câmara de Vereadores de forma adequada.

Conforme atestou o vereador Lúdio Cabral, em reunião pública, os vereadores não tiveram tempo de analisar a proposta, que foi como mensagem de urgência. “A Câmara não tem minoria qualificada para votar em regime de urgência um projeto de lei desta envergadura”, definiu o vereador.

A conselheira da Associação Comercial de Cuiabá – ACC, Irone Galindo, ressaltou que não vê melhorias no espaço urbano que justifiquem o aumento e enfatizou a necessidade da Prefeitura cobrar os inadimplentes e não onerar ainda mais os que já pagam seu IPTU. Sobre as reuniões desmarcadas, Irone explana que “não estando o prefeito em Cuiabá e nem com tempo para rever a situação, e tendo um prazo já curto para apresentação de novo projeto de lei, as entidades devem realmente fortalecer a busca de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular”.

O vice-presidente da CDL Cuiabá confirmou que a coleta de assinaturas está acontecendo em toda a Cuiabá e será acelerada face à demonstração de desinteresse da parte do prefeito. “Não vemos alternativa, pois o prefeito está nos fechando as portas”.