Quarta, 16 de setembro de 2020, 08h43

Número de pessoas inadimplentes diminui em agosto em Mato Grosso

O número de pessoas inadimplentes em Mato Grosso em agosto deste ano diminuiu se comparado a julho, conforme levantamento feito pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) . Houve uma redução de -1,77% . Na região Centro‐Oeste, na mesma base de comparação, a variação foi de ‐1,39%. O número de inadimplentes fechou neste mês em 1.170.902 milhões.

Os dados mostram que o número de inadimplentes tem reduzido de forma gradual nestes últimos quatros meses do ano. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) a redução tem sido maior desde que as atividades econômicas foram retomadas. Em abril, por exemplo, início da pandemia, chegou a um pico de 1,243 milhões de inadimplentes, a partir daí iniciou a redução. Já em maio reduziu para 1,239 milhões, em junho, 1,203 milhões, em julho, 1,192 milhões e em agosto fechou com 1,170 milhões.

“Com a retomada do comércio, o número de pessoas endividadas em Mato Grosso tem reduzido gradativamente, isso se deve a confiança que está sendo restabelecida aos poucos, melhoria no volume de vendas, novos postos de trabalhos sendo criados, melhoria de renda que consequentemente faz girar mais recursos na economia. Outro fator que contribuiu para essa queda é que muitas empresas estão disponibilizando oportunidades de negociações de dívidas para consumidores inadimplentes, um exemplo foi a ação limpa nome SPC, realizada pela CDL Cuiabá na capital durante a campanha “Semana Brasil”, onde cerca de 14.359 pessoas conseguiram limpar o nome do banco de dados em apenas 11 dias. Em valores, essas negociações representam R$ 6.223.462,27”, explicou o superintendente da entidade, Fábio Granja.

Granja declara que a expectativa é que nos próximos meses a queda nos números de inadimplência seja ainda maior. “Era esperado um aumento de inadimplência na pandemia, em função do contexto de falta de confiança, despreparo quanto a planejamento financeiro pessoal e familiar e perda de renda. Algumas pessoas perderam o emprego, outras tiveram o salário reduzido pelos acordos de redução de jornada ou suspensão do contrato de trabalho e as informais não conseguiram gerar renda, porém os recentes resultados do mercado geram perpectivas positivas para a retomada segura da nossa economia. Temos uma grande expectativa que geraremos muitos empregos durante o segundo semestre e consequentemente chegaremos com melhores resultados até o final do ano”, relatou.

As faixas etárias permaneceram estáveis, sendo que de 30 a 39 anos continua sendo a com maior indice, 26,42%.

A pesquisa também apontou queda no número de dívidas no Estado em -1,90% na passagem de julho para agosto. Na região Centro‐Oeste, nessa mesma base de comparação, a variação foi de ‐1,74%. O setor com participação mais expressiva do número de dívidas em agosto no Estado do Mato Grosso foi Bancos, com 31,87% do total de dívidas.

Em agosto de 2020, cada consumidor inadimplente no Mato Grosso tinha em média 1,932 dívidas em atraso. O número ficou acima da média da região Centro‐Oeste (1,876 dívidas por pessoa inadimplente) e acima da média nacional registrada no mês (1,810 dívidas para cada pessoa inadimplente).