whatsapp
Notícias / ATENÇÃO
Segunda, 01 de abril de 2024, 12h10
| Tamanho do texto A- A+

Prazo para vinculação de pagamentos via Pix em nota fiscal é prorrogado até 6 de maio

Por: Assessoria de Imprensa - CDL Cuiabá

No caso das transações com cartão de crédito ou débito, a integração entre a NF-e e a NFC-e junto aos métodos de pagamento já é obrigatória para as empresas

Empresários do comércio de Cuiabá e todo o estado agora têm até o dia 6 de maio para vincular pagamentos eletrônicos por meio do Pix com a Nota Fiscal eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal Consumidor eletrônica (NFC-e), informa a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá). A determinação estava prevista para o início de abril, mas o prazo foi prorrogado pela Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT). 

A ampliação do período vale apenas para pagamentos via Pix. No caso das transações com cartão de crédito ou débito, a vinculação já é obrigatória. 

Segundo a pasta, a normativa vale para 17 grupos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e a relação das categorias envolve fornecimento de produtos para padarias e confeitarias e de alimentos para empresas e domicílios, além de comércio varejista de confecções, armarinhos, óptica, vestuários e acessórios e artigos esportivos e recreativos. 

Bares, restaurantes e lanchonetes também estão na lista, conforme o documento. 

De acordo com o decreto estadual nº 559/2023, a obrigatoriedade se aplica às operações de venda ou revenda de mercadorias ou bens cujo pagamento seja efetuado por meio de cartão (crédito ou débito), Pix ou outro instrumento de pagamento eletrônico. Nas operações realizadas em site ou plataforma própria e teleatendimento deverá ser observada a determinação legal. 

Agora, o comprovante da transação (impresso ou emitido por meio digital) deverá conter: o CNPJ e o nome empresarial do estabelecimento beneficiário do pagamento; o código de autorização ou identificação do pedido; data, hora e valor da operação e o identificador do terminal em que ocorreu a transação, nos casos em que se aplica. 

A Sefaz inaugurou uma seção dedicada em seu Portal do Conhecimento para abordar a integração entre a  NF-e e a NFC-e junto aos métodos de pagamento. O espaço pode ser consultado AQUI. 

Sobre a CDL Cuiabá - Com 50 anos de história, a instituição conta com 9 mil empresas associadas e visa unir forças para transformar Cuiabá no melhor lugar para empreender e morar. A entidade também produz soluções e serviços, economia operacional em contas de energia e telefone, segurança em transações on-line com a certificação digital, concessão de crédito com segurança e recuperação de dívidas com o SPC Brasil. 

 

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL