whatsapp
Notícias /
Terça, 27 de julho de 2010, 16h32
| Tamanho do texto A- A+

Seminário: infraestrutura tecnológica é um dos grandes desafios para a Copa 2014


   A Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL Cuiabá, em parceria com a Confederação dos Dirigentes Lojistas-CNDL, está trazendo para Cuiabá o Seminário Copa 2014 – Oportunidades, desafios e ameaças em tempo de Copa do Mundo. Neste, as entidades primaram por colocar 12 palestrantes com experiência em Copa ou know How internacional em áreas críticas a serem observadas e estruturadas nas cidades-sede brasileiras da Copa 2014.

   Como explica o Marcelo Castro, diretor-geral do Projeto Copa 2014, esta será uma Copa do Mundo totalmente diferente das demais, pela influência da Era Digital. “Um estádio comporta uns 70 mil torcedores. Mas, ao mesmo tempo, teremos centenas assistindo em tempo real, no cinema o mesmo jogo; outros bilhões assistindo via celular, Iphone, etc.”, diz ele.

   Segundo Castro, o grande desafio não é tanto infraestrutura física, mas digital, para arcar com todas as demandas por vir. Neste contexto, os maiores cuidados deverão ser com Internet, Energia Elétrica, Telefonia (incluindo a Celular), entre outras tecnologias de comunicação, a exemplo de canais de retransmissão, sistemas locais, etc. “O Brasil tem este desafio tanto por causa do crescimento interno acelerado, quanto por causa da Copa do Mundo”, informa ele, exemplificando com dados da FEBRABAN. “Atualmente, segundo a FEBRABAN, mais de 70% das transações bancárias são feitas fora das agências – ou seja, pela Internet, em caixas eletrônicos, por telefone, etc.”.

   Comércio – O principal foco do Seminário é a infraestrutura tecnológica das cidades-sedes, rede hoteleira, estádios e o desconhecimento de muitos gestores e empresários sobre o déficit existente e a demanda por vir neste contexto de Copa do Mundo. “Com o mega-evento Copa 2014, estes problemas, se não mapeados e resolvidos antecipadamente, se tornaram enormes prejuízos e causarão grandes dificuldades ao Comércio”, fala o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro.

   O presidente da CDL Cuiabá, José Alberto Vieira de Aguiar, lembra que outros desafios fazem parte deste cenário: “Além do cuidado na parte tecnológica, existe uma falta de hábito de atender turistas em grande quantidade. E questões comuns, a exemplo da cotação do dólar a cada dia e o canal para se fazer isto rapidamente, bem como a conversão de moeda - a diferença de cotação de dólar do Canadá, da Austrália, etc.; a interação e atendimento a partir de pelo menos uma pessoa na loja que seja bilíngüe – português-inglês ou português-espanhol; como os estabelecimentos bancários e casas de câmbio funcionarão na operação de câmbio – serão vários bancos, só um banco oficial? Portanto, são muitas pequenas questões, mas que podem comprometer as vendas e o atendimento. E o lojista precisa se preparar mesmo", fala José Alberto.

   O presidente da CDL Cuiabá fala ainda que a segurança deverá ser não só física, mas digital. “O cuidado com rackers e todas as possibilidades de se clonar um cartão, entre outras alternativas de uso indevido e criminoso por meio de tecnologias digitais deverão ser prevenidas”, aponta.

   Todos estes assuntos e muitos outros estarão sendo colocados por palestrantes e consultores, no Centro de Eventos Pantanal, nesta quinta-feira, 29, das 8h às 18h. Os presidentes da CNDL, Roque Pellizzarro, da CDL Cuiabá, José Alberto Vieira de Aguiar e representantes da Agecopa, também participarão.Os convites são gratuitos e podem ser retirados no site www.projeto2014.com.(Por Honéia Vaz)

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL