Sexta, 04 de junho de 2010, 16h21

Será que Mereço Aumento Salarial?

O que o profissional busca ao longo de sua carreia é obter excelentes resultados, que o levem a um crescimento contínuo.

Porém, a disputa por vagas em uma empresa está cada vez mais acirrada devido ao grande número de candidatos capacitados que entram no mercado de trabalho.

Por isso, além de estar bem preparado, a reciclagem tem que ser contínua, com investimento em você, mas é preciso ter consciência de que nem sempre será possível receber o retorno financeiro esperado.

Para identificar se o que você recebe pelo seu trabalho é justo e se você merece aumento salarial, deve analisar antes, a troca de benefícios existentes entre você e a empresa que você trabalha.

Deve sempre ter em mente que prestar serviços para alguém nada mais é do que uma forma de “vender” o seu conhecimento, sua força de trabalho.

Por isso, antes de cobrar uma remuneração maior, analise alguns requisitos fundamentais: O que produzo é suficiente para ser remunerado como gostaria? Estou me dedicando ao máximo às minhas atividades? Estou comprometido com a empresa, na solução dos seus problemas?

Se todas as respostas às perguntas acima forem positivas, procure demonstrar ao seu superior que você merece ser reconhecido e que você tem sonhos e objetivos. Porém, não espere a resposta do dia para a noite. Você primeiro tem que alcançar a posição de alta confiança do seu superior. Não demonstre ansiedade, espere uma oportunidade ou crie esta oportunidade com novos projetos e alternativas. Faça acontecer, seja proativo, mostre suas qualidades.

Saiba que lamentar o pagamento recebido, é um empecilho para a sua carreira.

Analise se a empresa está passando por um bom momento, pois, pedir aumento em época de crise financeira não é conveniente e poderá levá-lo à demissão. Lembre-se que a empregabilidade vem em primeiro plano.

Um conselho: Não troque de emprego constantemente.

Procure ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho, e espere a sua oportunidade, que ela aparecerá, desde que você tenha planejamento e foco, mas sobretudo, se você esta comprometido com os ideais da empresa.

OTACÍLIO PERON

ADVOGADO da CDL e FCDL.