whatsapp
Notícias /
Terça, 11 de janeiro de 2011, 09h34
| Tamanho do texto A- A+

Sincodiv emite sinal de alerta em Mato Grosso

Venda de veículos não cresce mais, em Mato Grosso, por causa dos juros e tributos e do sonho da casa própria abocanham a renda do mato-grossense, aponta a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá e o Sincodiv. Se o setor de automóveis, em nível nacional, comemora o aumento das vendas de 2010 em comparação a 2009, em Mato Grosso os empresários da área também fazem uma avaliação positiva com algumas restrições. “As vendas poderiam ser em maior número se as políticas de juros e tributária estadual fossem outras”, adverte o diretor da CDL Cuiabá e presidente do Sincovid, Paulo César Boscolo.

Segundo Boscolo, a comercialização mais destacável no Estado foi no ramo dos pesados com variação positiva de 15,2%. A Rota Oeste, casa Scania em Mato Grosso, confirma os bons números em relação a 2009. Segundo o gerente Wilson Araújo, o resultado no comparativo de vendas de caminhões entre 2010 e 2009 é de acréscimos de 60%. “No Brasil, a Scania lidera o ranking de veículos pesados, com crescimento de 85% nas vendas nacionais”, aponta.

Mas, conforme esclarece Boscolo os bons números - os 3.211 pesados emplacados - mascaram a falta de competitividade dos concessionários de Mato Grosso. “Além do alto custo de ICMS das peças, o preço do combustível e de manutenção por quilômetro rodado têm permitido a invasão de frotistas de fora do Estado e prejudicado as vendas de grandes caminhões nas concessionárias daqui. Portanto, é interessante o número de vendas dos chamados veículos pesados (caminhões e ônibus) mas, poderia ser maior não fosse o fato do ICMS sobre as peças e o combustível no Estado serem mais caros”, conclui Boscolo.

A questão tributária é apontada pela CDL Cuiabá como uma das grandes questões a serem tratadas em 2011 visando ao desenvolvimento do Estado. Veja esta e outras notícias no www.diariodecuiaba.com.br

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL