whatsapp
Notícias /
Quarta, 19 de maio de 2010, 07h58
| Tamanho do texto A- A+

Tipos de pessoas difíceis de lidar – Parte I *Por Otacílio Peron

Lendo um belo trabalho de pesquisa dos médicos Dr. Rick Brinkman e Dr. Rick Kirschner, resolvi compartilhar com vocês o resultado da pesquisa que mostra os 10 tipos de pessoas mais difíceis de lidar.

 

*Tanque de guerra: agressivo e rude, escandaloso e poderoso. A pessoa que faz este tipo acredita que os fins justificam os meios.

 

*Atirador de elite: acostumado a trabalhar de forma dissimulada, este” certamente guarda algum ressentimento de você. Em vez de sair esbravejando, ele prefere se vingar, identificando os seus pontos fracos e usando-os contra você por meio de sabotagem, fofocas e comentários depreciativos.

 

*Granada: seus acessos de raiva e de fúria em geral são desproporcionais às circunstancias, levando todo mundo a se esquivar em busca de proteção, mesmo sem entender o que esta acontecendo.

 

*Sabe-tudo: essa pessoa sabe 98% de tudo. Basta perguntar e ela fica falando horas a fio sobre tudo que sabe, mas não terá um minuto para escutar as idéias “claramente inferiores” que você tem.

 

*Ele-pensa-que-sabe-tudo: embora não saibam tanto assim, essas pessoas não deixam que isso as atrapalhe. Se você não conhece muito a respeito do que estão falando, elas podem induzi-lo ao erro ou mesmo atrapalhar a realização de um projeto.

 

*A “Pessoa Sim”: rápida em concordar, mas lenta em agir, a pessoa só diz “sim”, deixando um rastro de desculpas e promessas não cumpridas. Embora não agrade a ninguém, ela faz de tudo para deixar os outros felizes.

 

*A “Pessoa Talvez”: quando se depara com uma decisão importante, o tipo “Talvez” não consegue tomar nenhuma decisão até que seja tarde demais. Inevitavelmente chega a hora em que a decisão se faz sozinha.

 

*A “Pessoa Nada”: você não sabe o que se passa na cabeça desse tipo de pessoa porque ela é “invisível” – não dá nenhum feedback, verbal ou corporal.

 

*A “Pessoa Não”: indolente e desencorajador, o tipo que só fala “não” leva os outros ao desespero. Suas frases prediletas são “qualquer nuvem no céu é sinônimo de tempestade” e “não estou sendo negativo, estou sendo realista!”.

 

*“Reclamador”: esse tipo mergulha de cabeça nos problemas, mas reclama incessantemente e arrasta todo mundo para baixo com o peso de suas generalizações. Para ele, está tudo errado e será sempre assim, a não ser que você faça alguma coisa.

 

Pense sobre as pessoas à sua volta. Alguém no trabalho se encaixa nesses perfis? A compreensão desse comportamento por si só vos ajudará a ter sucesso com os outros. Num próximo artigo apresentarei como lidar com cada tipo de comportamento de pessoas que lhe incomodam, para obter o melhor resultado com cada uma delas.

 

 

 *Otacílio Peron é advogado da CDL Cuiabá e da FCDL/MT

 

 
 
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL