whatsapp
Notícias / CAGED
Quinta, 04 de abril de 2024, 15h08
| Tamanho do texto A- A+

Cuiabá triplica geração de empregos em fevereiro, revela Núcleo de Inteligência da CDL Cuiabá

Por: CDL Cuiabá

Ao todo, foram 12.086 profissionais contratados no período e saldo positivo de 2.236 novas vagas no mercado de trabalho na capital

Levantamento do Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) aponta que o saldo da geração de empregos com carteira assinada na capital mais que triplicou em fevereiro de 2024. Foram 12.086 admissões e saldo positivo de 2.236 de novas vagas no mercado de trabalho. No mesmo período de 2023, a diferença entre contratações e demissões foi de 676 – que representa um salto de 230,7%. 

O setor que impulsionou a disparada do saldo foi o comércio, que avançou 22 vezes mais em relação ao ano passado – passando de 11 para 257 novas oportunidades. Já o segmento que mais abriu postos de serviços ao fim do primeiro bimestre foi o de serviços, responsável por 1.536 vagas criadas. O indicador corresponde a 7 em cada 10 empregos gerados. 

“Os indicadores mostram uma melhora no cenário econômico mais acentuada. Com isso, a tendência é de reduzir o endividamento da população e estimular o ímpeto para o consumo, o que também eleva a confiança e as expectativas do empresariado, que passa a fazer mais investimentos e a ofertar mais oportunidades de serviço”, diz o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam. 

Mais da metade das vagas (52%) foram destinadas às mulheres. Ainda conforme pesquisa feita com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os jovens entre 18 e 24 anos integram o principal perfil etário dos contratados no mês, com cerca de 40%. Em seguida, aparece o público de 40 a 49 anos (18%). 

Em todo o estado, a média salarial registrada em fevereiro de 2024 teve alta anual de 2 pontos percentuais e fechou em R$ 2.000,05. 

Aplicativo - Uma das ferramentas para quem busca oportunidades de emprego é o aplicativo “CDL Cuiabá”. Por meio dele, os interessados podem se candidatar às vagas de empregos. O canal digital, que também oferece informações para a população e para os empresários, está disponível para as plataformas Android e iOS. 

Sobre a CDL Cuiabá - Com 50 anos de história, a instituição conta com 9 mil empresas associadas e visa unir forças para transformar Cuiabá no melhor lugar para empreender e morar. A entidade também produz soluções e serviços economia operacional em contas de energia e telefone, segurança em transações on-line com a certificação digital, concessão de crédito com segurança e recuperação de dívidas com o SPC Brasil.

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL